quarta-feira, 15 de abril de 2015

MAS AFINAL O QUE É MITOLOGIA


Mitologia é o principal assunto aqui do blog. Já tem algum tempo que me perguntam isso e ainda não tinha feito um post para responder, afinal o que é mitologia que tanto falamos aqui?


Basicamente, mitologia é o estudo do mito. Ou estudo dos mitos que compõe determinada mitologia. Como por exemplo, mitologia grega é o estudo dos mitos e lendas que compunham a crença dos antigos gregos. Não necessariamente quer dizer que o mito é fictício ou realidade. Para alguns o simples fato de um grupo de pessoas acreditarem e manifestar a sua crença, já seria suficiente para tornar o mito realidade. Isto não significa que os deuses abitaram fisicamente o Olimpo, mas sim a nível mental e principalmente psicológico.

"A função primária da mitologia e dos ritos sempre foi a de fornecer os símbolos que levam o espírito humano a avançar, opondo-se àquelas outras fantasias humanas constantes que tendem a levá-lo para trás..." — O Herói de Mil Faces - Joseph Campbell — 

Mitologia na verdade é o conjunto de mitos, lendas, crenças, divindades de um povo. Estudando os mitos é possível entender melhor a cultura de uma civilização. Na mitologia dos povos do norte, fazia todo sentido ter um reino feito de gelo. Pois o frio e a neve eram predominantes nestes países. Por ser um povo com uma cultura de guerra muito forte, fazia todo sentido que a recompensa daqueles que morriam em batalha, seria ir para o Valhalla. Um palácio onde os mortos iriam festejar, e lutar todos os dias preparando para o fim dos tempos ou Ragnarok.



Uma outra função da mitologia é transmitir a simbologia oculta nas histórias, e mitos. Com o objetivo de despertar a mente para o reino invisível das potencialidades, espiritualidades e imaginação. Ensinando as pessoas o caminho para uma vida mais elevada. 

"... o ritual, a mitologia e a metafísica são apenas guias para a via de uma iluminação transcendente, cujo último trecho deve ser percorrido individualmente, na própria experiência silenciosa de cada um."
 — O Herói de Mil Faces - Joseph Campbell —

Junito Brandão em sua série Mitologia Grega ainda define com mais propriedade o que é a mitologia.

"Através do conceito de arquétipo, C. G. Jung abriu para a Psicologia a possibilidade de perceber nos mitos diferentes caminhos simbólicos para a formação da Consciência Coletiva. Nesse sentido, todos os símbolos existentes numa cultura e atuantes nas suas instituições são marcos do grande caminho da humanidade das trevas para a luz, do inconsciente para o consciente. Estes símbolos são as crenças, os costumes, as leis, as obras de arte, o conhecimento científico, os esportes, as festas, todas as atividades, enfim, que formam a identidade cultural. Dentre estes símbolos, os mitos têm lugar de destaque devido à profundidade e abrangência com que funcionam no grande e difícil processo de formação da Consciência Coletiva." 
— Mitologia Grega Volume 1 - Junito Brandão — 

Por tanto mitologia é muito mais que o simples estudo cientifico da crença de um povo. Tem o poder de despertar para consciência mais elevada. Integrando o individuo de forma mais harmônica com a sociedade e o mundo. Para isso é necessário que o mito faça sentido na vida das pessoas. Do contrário não passará de um conjunto de estórias fantasiosas e fictícias. 


BIBLIOGRAFIA:
  • Junito de Souza Brandão, Mitologia Grega Vol I, ISBN 8532604072 
  • Joseph Campbell, O Herói de Mil Faces. ISBN 9788531502941 

*.Imagens retiradas aleatoriamente do google imagens


LEIA MAIS SOBRE MITOLOGIA  EM:






    Nenhum comentário:

    Postar um comentário