sexta-feira, 10 de abril de 2015

LOCALIZAÇÃO DOS MUNDOS NÓRDICOS



Recentemente recebemos a pergunta de um leitor sobre a localização dos mundos da mitologia nórdica. 

Yggdrasil, é a árvore da vida da mitologia nórdica. Estudos indicam que os nórdicos localizavam a árvore no centro do universo.  Ou seja a árvore serve de conexão entre os mundos, tornando acessível para os deuses e outros seres que conseguissem ter acessos aos vias, ou galhos que ligam um mundo a outro.



"Definimos o cosmos como a totalidade  da criação, incluindo uma variedade e diversidade de planos, niveis, dimensões, mundos e camadas. Enquanto o cosmo é o Todo, o universo só representa uma parte, uma esfera com atividades e influências diferenciadas e especificas. Existem muitos universos, mas há somente um cosmo, que transcende a noção de tempo e espaço, pois suas camadas se interpenetram e entrelaçam, estendendo-se para dentro e para fora de sua estrutura básica. 
Na mitologia nórdica, o cosmo multidimensional era representado por Yggdrasil, a Árvore do Mundo, com três raízes que correspondem as três dimensões -- deuses, homens e mortos -- e interligavam os nove mundos. " -- Mistérios Nórdicos - Mirella Faur. 

Nesta interpretação a autora coloca os mundos da mitologia nórdica divido em três dimensões. Estas acessíveis pelas ligações da Árvore do Mundo. Ou seja a partir dessa visão os mundos nórdicos são multidimensionais. Por tanto não acessíveis aos humanos enquanto seres encarnados.






Os galhos da árvore, ou as conexões entre os mundos seriam invisíveis aos olhos humanos. Somente como o conhecimento das runas poderia acessar, de forma meditativa (acredito eu) as outras dimensões. Para isso é necessário conhecer e estudar as runas mágicas legados dos antigos povos do norte. 

Como não podemos ver as ramificações que levariam a outras dimensões, podemos ainda pensar que Yggdrasil seria uma especie de metáfora para as conexões do planeta Terra, ou do universo físico, com planos mais sutis. Como por exemplo o plano astral onde estaria localizada a morada dos deuses. E uma espécie de submundo, onde estariam o plano dos mortos. Mesmo que os deuses existam em outra galáxia dificilmente estes teriam forma física, ou similar a forma humana. Ou seja, mesmo que Asgard esteja localizada em outra galaxia, esta ainda estaria em uma forma mais sutil, por tanto não perceptível ao olho humano. Por tanto em um plano astral ou invisível. 

Por isso acredito que a interpretação exposta por Mirella Faur é bastante plausível. Pois estando em outra dimensão os planos dos deuses e dos mortos não seriam visíveis e muito menos acessíveis aos humanos enquanto seres "vivos".


BIBLIOGRAFIA:
  • Snorri Sturlson, Prosa Edda escrito por volta de 1200 DC. 
  • Mirella Faur, Mistérios Nórdicos, Editora Pensamento ISBN: 9788531514937
*.Imagens retiradas aleatoriamente do google imagens

LEIA MAIS SOBRE MITOLOGIA NÓRDICA EM:

Nenhum comentário:

Postar um comentário