segunda-feira, 4 de outubro de 2010

PAGANISMO, VOCÊ SABE O QUE É?

 

Olá meus queridos amigos amantes da história, hoje vou falar um pouco sobre um assunto que muitos julgam entender, o paganismo. Vamos lá.

 

religiao

 

religiao3mh9

 

É muito comum encontrarmos pessoas que confundem o real significado da palavra pagão. Muitos confundem o conceito com algo próximo ao anti-cristão ou mesmo herege etc. Mas o paganismo não tem caráter anti-cristão. vejamos.

O dicionário define a palavra pagão como:
1. O Indivíduo que não é batizado em nenhuma religião.
2. Aquele que não é cristão.

O terno, paganismo, faz referencia há varias religiões não judaico-cristãs e tem inicio juntamente ao povo judaico, que possuía a necessidade de separar os judeus e os não-judeus judeus, ou os que não cultuavam Yahweh , viviam sem a Torá e conduziam uma vida desregrada. 

Venho a ganhar mais força, quando Roma, passou a ser cristã, e classificou todas as religiões não-cristãs como pagãs, sendo que até mesmo os ritos romanos antigos, passaram a ser vistos desta forma, após a adoção do cristianismo como religião oficial de Roma.

As religiões pagãs mais conhecidas seriam as de origem celta e germânicas, e também as religiões politeístas, como a própria religião grego-romana. Religiões que cultuavam a mãe-natureza, Egípcia entre muitas outras.

Então podemos concluir que as religiões pagãs, são aquelas que diferem e não as que são contra o cristianismo, aquelas que possuem rituais de adorações diferentes ou mesmo as que possuem deuses diferentes.

O Fato é que devemos aprender e respeitar a diversidade religiosa existente em nossa civilização, não podemos afirmar se um determinado credo está totalmente certo ou errado.

Vamos usar toda a inteligência que temos hoje, que ao contrario daquela época o homem não tinha o entendimento que tem hoje.

Um forte abraço a todos.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário