quarta-feira, 5 de maio de 2010

ARQUITETURA ROMANA - CIRCUS MAXIMUS

Meus amigos amantes da História, mais uma das grandes realizações da arquitetura romana, o CIRCUS MAXIMUS um local destinado ao entretenimento de Roma.
Então vamos la.





O Circus Maximus (ou Circo Máximo) foi o primeiro e o mais antigo estádio romano de corridas de bigas, dedicado ao entretenimento da massa. Construído entre as colinas, Palantino e Aventino (as mesmas colinas onde os irmãos Rômulo e Remo, tiveram o impasse sobre a fundação confira Aqui). O Circo, poderia acomodar mais de um 1/4 da população romana daquela época aproximadamente 250.000 pessoas eram acomodadas em suas arquibancadas de pedra.

Estima-se que tenha sido construído durante o período dos antigos reis etruscos de Roma, sobre o domínio de Tarquínio Prisco (mais informações aqui), o sexto rei de Roma Influenciado diretamente pela cultura grega.

Em 329 a.c. foi construído o primeiro portão permanente de inicio.

Júlio César, afim de atender a crescente população em 50 a.c. aumentou
o circo em aproximadamente 600 metros de cumprimento e 220 de envergadura.

Mais tarde o imperador Trajano, iria adicionar outros cinco mil lugares e expandir a zona imperial, afim de obter maior visibilidade durante os jogos.
Sua capacidade final, após ampliada chegava a 385.000.


As ruinas do Circus Maximus


As ruinas do Circus Maximus




As ruinas do Circus Maximus - A Zona Imperial



Visão de como seria o Circus na Antiguidade





Mapa de Roma com a localização do Circus no canto inferior direito.



É meus amigos, eu gostaria de ter vivido pra ver essas corridas de bigas, deviam ser muito emocionantes, mais uma fabulosa obra de Roma, o que nos mostra mais um pouco da grandiosidade do que foi está civilização um dia. 


Um forte abraço a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário